domingo, 31 de julho de 2011

MENSAGEM DA SEMANA

"SABEDORIA"
"A Bíblia fala de um homem a quem foi concedido pedir a Deus o que quisesse, qualquer coisa. "Apareceu o SENHOR a Salomão, de noite, em sonhos, e disse-lhe: Pede o que quiseres que te dê ( 1º Reis 3:5)".  Que escolha. Foi como se Deus levasse Salomão a um prédio cheio de quartos  e dissesse: " Escolha qualquer quarto. Um quarto está cheio de riquezas. Em outro tem o dom de uma vida longa. Outro tem poder e autoridade. Cada quarto contém algo desejável que você gostaria de ter. Diga-me qual deseja, e te darei a chave".
Salomão pensou, pensou, e disse: Quero a chave de um quarto que contenha SABEDORIA. Deus sorriu, pegou um molho de chaves, retirou uma dourada, e a entregou a Salomão, dizendo: Você fez uma sábia escolha, porque esta é a chave mestra que vai abrir todos os outros quartos. Sabedoria é a chave de ouro de Deus para o nosso sucesso.
Sabedoria é a somatória de conhecimentos e experiências acumulados ao longo da vida,  por meio da sensatez, prudência, equilíbrio emocional, respeito, temperança, paciência, ética, etc. "

sábado, 30 de julho de 2011

PRAZO PARA LICENCIAMENTO DOS VEÍCULOS AUTOMOTORES

O PRAZO PARA LICENCIAMENTO DOS VEÍCULOS AUTOMOTORES REGISTRADOS EM MINAS GERAIS , PARA O ANO DE 2011, COM ALGARISMOS FINAIS DE PLACAS "1", "2" e "3", ACABOU ONTEM, 29/07/11, ÚLTIMO DIA ÚTIL DO MÊS. 
PORTANTO, OS PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS COM ESSES FINAIS DE PLACAS QUE AINDA NÃO RECEBERAM O CRLV DO ANO DE 2011, A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA, 01/08/11, ESTARÃO EM SITUAÇÃO IRREGULAR, E SUJEITOS A MULTA POR FALTA DE LICENCIAMENTO. 
SÓ O FATO DE TER PAGO O IPVA, TAXA DE LICENCIAMENTO E SEGURO OBRIGATÓRIO, NÃO SIGNIFICA QUE O VEÍCULO ESTEJA LICENCIADO. É PRECISO O CRLV DO ANO DE 2011. 
QUEM AINDA NÃO RECEBEU O REFERIDO DOCUMENTO PODE PROCURAR O SETOR DE TRÂNSITO DA DELEGACIA REGIONAL, E REGULARIZAR SUA SITUAÇÃO.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

ACIDENTE NA AV. ERNESTO MATIOLLI

NA MADRUGADA DO DIA 26/07/11, TERÇA-FEIRA,  POR VOLTA DAS 4 HORAS,  ANDER DE OLIVEIRA SALES, 28 ANOS,  DIRIGIA UM VW/GOLF, NA AVENIDA ERNESTO MATIOLLI, PRÓXIMO AO TREVO DA BR 265, E BATEU NA TRASEIRA DE UMA PIK-UP SAVEIRO, FAZENDO O MOTORISTA DESTA, TIAGO PETERSON, 28 ANOS,  PERDER O CONTROLE DA DIREÇÃO E ROLAR NO BARRANCO, ATÉ PARAR DE RODAS PARA CIMA, NA RUA LATERAL. O ANDER ALEGOU QUE O MOTORISTA DA SAVEIRO REDUZIU BRUSCAMENTE A VELOCIDADE À SUA FRENTE, E NÃO TEVE COMO EVITAR A COLISÃO. O TIAGO FOI SOCORRIDO PELO CORPO DE BOMBEIROS, COM VÁRIOS FERIMENTOS. 
PELO QUE FICOU CONSTATADO PELA PERÍCIA, O MOTORISTA DO GOLF FOI O CAUSADOR DO ACIDENTE, VEZ QUE DIRIGIA SEM MANTER DISTÂNCIA DE SEGURANÇA DO VEÍCULO DA FRENTE.


TRANSPORTE GRATUITO PARA IDOSOS

O Estatuto do Idoso,  Lei nº 10.741/2002, assegura a gratuidade dos transportes coletivos, nos seguintes termos:
-Nos transportes coletivos urbanos e semi-urbanos, a gratuidade é certa aos maiores de 65 anos (sessenta e cinco ), em todo Brasil, sem limite,  independentemente de qualquer lei local (estadual ou municipal), conforme artigo 39;
Portanto, todo idoso maior de 65 anos tem direito de  andar de graça em transportes rodoviários, ferroviários, e até embarcações.
A única exigência da lei para ter acesso à gratuidade é que o idoso apresente documento pessoal que prove sua idade.
-Algo que causa polêmica nos municípios, e muitos idosos com 60 anos acham que têm também esse direito, é o que está previsto no parágrafo 3º do artigo 39 do Estatuto, in verbis: No caso das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 e 65 anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte previstos no caput deste artigo”.
Ou seja, os vereadores podem aprovar leis estendendo a gratuidade aos idosos entre 60 e 65 anos, em seus municípios.
Aqui em Lavras, segundo informações que colhi na Câmara Municipal, já foi aprovada uma lei nesse sentido, porém ela não foi regulamentada pelo Poder Executivo (Prefeito (a)). Portanto, tal lei não está tendo eficácia alguma. A explicação que me deram é que a empresa Autotrans se recusou arcar com o ônus da gratuidade, alegando que teria muitos prejuízos, e que então teria que aumentar o valor das passagens. Ou seja, a empresa está exigindo da Prefeitura que pague pelas passagens dos idosos entre 60 e 65 anos que não as pagarão. Quanto a isso fui informado que a Prefeita não aceita mais aumento de passagens, e estuda outras formas de negociar com a empresa. 
Em resumo: aqui em Lavras a gratuidade é somente para maiores de 65 anos de idade, nos termos do Estatuto do Idoso.
Em atenção à senhora Maria Aparecida, que me escreveu uma carta dizendo que tem 60 anos de idade, é doente, e carente de recursos financeiros para as necessidades básicas, e o valor das passagens  que ela paga daria para ela comprar remédios, e aos tantos outros idosos que estão sendo prejudicados pelo impasse entre a Autotrans e a Prefeitura,  vou fazer o possível para ajudar os idosos de Lavras, a partir dos 60 anos, se beneficiarem da gratuidade do transporte coletivo urbano.

domingo, 24 de julho de 2011

MENSAGEM DA SEMANA

QUEM DE VOCÊS QUER AMAR A VIDA E DESEJA VER DIAS FELIZES?
GUARDE A SUA LÍNGUA DO MAL E OS SEUS LÁBIOS DA FALSIDADE. AFASTE-SE DO MAL E FAÇA O BEM; BUSQUE A PAZ COM PERSEVERANÇA.
Salmo 34: 12-14

sábado, 23 de julho de 2011

PADRE JUAREZ DE CASTRO

DIA 21/07, QUINTA-FEIRA, TIVE O PRIVILÉGIO DE PARTICIPAR DA FESTIVA DE LANÇAMENTO, AQUI EM LAVRAS, DO LIVRO DO PADRE JUAREZ DE CASTRO "AS CHAVES DA PERSEVERANÇA". FOI UM BELO EVENTO, OCORRIDO NAS DEPENDÊNCIAS DO HOTEL VITÓRIA, ONDE O RELIGIOSO NOS BRINDOU COM LINDAS PALAVRAS E BELAS CANÇÕES. O LIVRO JÁ TINHA SIDO LANÇADO EM SÃO PAULO, MAS O PADRE JUAREZ QUIS PRESTAR ESSA HOMENAGEM A LAVRAS, SUA TERRA NATAL, ONDE RESIDE SUA MÃE E OUTROS FAMILIARES, FAZENDO AQUI O SEGUNDO LANÇAMENTO. 
COMPREI UM EXEMPLAR, COM DEDICATÓRIA É CLARO, E HOJE, SÁBADO, COMO ESTÁ NUBLADO E FRIO, ESTOU QUIETO EM CASA ACABANDO DE LÊ-LO.

BEBI E VOU DIRIGIR


“Bebi e vou dirigir, porque em Minas Gerais não tem blitz”. Esta frase foi dita por um jovem na tarde de sábado, 16/07/11, horas antes de um show sertanejo, na entrada do Expominas, em Belo Horizonte, diante das câmeras de uma emissora de televisão que filmava e entrevistava jovens e adolescentes fazendo uso imoderado de bebida alcoólica. Ao serem questionados se dirigiriam após o show, e embriagados, os jovens passaram a demonstrar que não consideram e nem respeitam a chamada “lei seca” (Lei 11705/08). Para as pessoas que assistiram as imagens levadas ao ar no noticiário da segunda-feira, ficou a clara impressão de zombaria, gozação, desrespeito, com quem faz as leis e com as autoridades que devem aplicar as leis neste país. Será que os destinatários da lei (todos nós) teríamos motivos para acreditar que ela ( e tantas outras) são feitas para serem desobedecidas? Vejamos: diz o artigo 165 do Código de Trânsito que dirigir sob a influência de álcool  sujeita o condutor a uma multa ( que hoje está no valor de R$957,40), e suspensão da CNH por 12 meses (faço transcrição resumida e interpretada dos artigos aqui citados). No mesmo código, artigo 277, encontramos que todo condutor de veículo automotor, envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito, sob suspeita de dirigir sob influência de álcool será submetido a testes de alcoolemia...O parágrafo 3º diz que se o condutor se recusar a submeter-se a tais testes sofrerá as penalidades de multa e suspensão da CNH, além da retenção do veículo e recolhimento da carteira. Já o parágrafo 2º diz que o agente de trânsito pode caracterizar que o condutor dirigia sob influência de álcool, valendo-se de outras provas dos notórios sinais de embriagues (exemplos: testemunhas- odor etílico- fala desconexa- andar cambaleante, etc).
Nas primeiras horas de vigência desta “lei seca”,  juízes e tribunais de todo o país se manifestaram que ninguém poderia ser obrigado a soprar bafômetro/etilômetro, e nem submeter-se a outros testes, sob pena de ferir princípio legal de que ninguém é obrigado a fazer prova contra si mesmo. Portanto, só restou aos agentes de fiscalização a opção de convidarem os condutores a soprarem o bafômetro. Aí verificamos aquilo que falei no artigo anterior intitulado “Beber e Dirigir”, que somente os pobres e simples aceitam tais “convites”, e  a lei então passou a valer só para esses e não para todos. Já expliquei também que para responder criminalmente, com possibilidade de prisão, é necessário fazer o teste para se aferir o mínimo de 6 decigramas de álcool  por litro de sangue, porém, para fins administrativos quanto à aplicação de multa e suspensão da CNH, a lei fala nas outras provas. Portanto, a parte criminal dessa lei estava tendo pouca aplicação, prevalecendo mais a administrativa. Contudo, recentemente nossos tribunais vêm reconhecendo que, também para fins administrativos, faz-se necessário o teste. Não vamos esquecer que o teste é voluntário. Faz quem quer. Aí eu repito a pergunta: alguém vai acreditar nesta lei, nos legisladores, e nas autoridades deste país? Outra questão que merece reflexão: será que direito individual de não fazer teste deve prevalecer sobre direito coletivo (das pessoas não serem atropeladas etc)?

quarta-feira, 20 de julho de 2011

PAI CHAMA POLÍCIA PARA PRENDER FILHO TRAFICANTE

No dia 16/07/11, sábado, oito horas da manhã, a polícia foi chamada a uma casa situada à Rua Rio Pará, bairro Novo Água Limpa, nesta cidade de Lavras, onde o proprietário autorizou a entrada dos policiais para darem buscas. Foram encontradas 23 pedras de crack, e o jovem MARCELO JUNIOR CARVALHO SOUZA, 20 anos, assumiu ser o proprietário da droga, e disse que passou a traficar para sustentar o vício, e que o pai dele estava desconfiado que estivesse traficando e chamou a polícia. Marcelo foi preso em flagrante, e se for condenado pela justiça pode pegar de 5 a 15 anos de prisão.

TREVO DA LAVELI FICOU PERIGOSO P/ MORADORES DO MORADA DO SOL

QUANDO PASSEI NO TREVO DA BR 265, EM FRENTE A LAVELLI, CONHECIDO COMO TREVO DO GATO PRETO, IMAGINEI QUE ALGUNS ACIDENTES IRIAM OCORRER ALÍ EM RAZÃO DA CIRCUNFERÊNCIA DA ROTATÓRIA TER FICADO MUITO ACENTUADA, E CHEGUEI A COMENTAR ISSO COM MINHA AMIGA GISLAINE, PROPRIETÁRIA DA LAVELI. DIAS DEPOIS OCORREU O PRIMEIRO TOMBAMENTO DE CAMINHÃO. FUI AO LOCAL E VÍ A SITUAÇÃO DE RISCO PARA OS MORADORES DO BAIRRO MORADA DO SOL, VEZ QUE A PISTA FICOU MUITO PRÓXIMA DOS LOTES, E AS CASAS FICAM NUM NÍVEL ABAIXO DA PISTA. PELAS FOTOS PERCEBE-SE QUE É GRANDE O RISCO DE UM CAMINHÃO DESCER O BARRANCO EM DIREÇÃO ÀS CASAS, COMO TEM O RISCO DE UM CAMINHÃO TOMBAR E A CARGA ATINGIR AS CASAS. PRINCIPALMENTE AS QUE AINDA SERÃO CONSTRUÍDAS NAQUELES LOTES. POR ISSO FIZ CONTATO COM O DNIT, EXPONDO MINHA PREOCUPAÇÃO COM UMA TRAGÉDIA QUE PODE VIR A ACONTECER, E NO DIA 19/07/11 ESSE ÓRGÃO MANDOU DOIS ENGENHEIROS CONVERSAREM COMIGO. UM DA CONSTRUTORA ÁPIA, QUE ESTÁ EXECUTANDO A OBRA, E O OUTRO DA CONSOL, EMPRESA RESPONSÁVEL PELO PROJETO DA OBRA. LÁ NO LOCAL OS DOIS TENTARAM ME CONVENCER QUE O TRAJETO DO TREVO ESTÁ DENTRO DAS NORMAS DE ENGENHARIA, E QUE OS MOTORISTAS É QUE TÊM QUE ANDAR DEVAGAR. INSISTI QUE É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR, E JÁ QUE TEM TANTO ESPAÇO NO MEIO DO TREVO SERIA MELHOR AFASTAR A PISTA DO BAIRRO. E DEPOIS DO OCORRIDO NÃO SE ACHA OS CULPADOS. MAS DIANTE DA MINHA INSISTÊNCIA, OS DOIS ENGENHEIROS PROMETERAM QUE IRIAM INCREMENTAR BEM A SINALIZAÇÃO DO TREVO, E QUE IRIAM INSTALAR GUARD RAIL NO LADO DO BAIRRO MORADA DO SOL.


terça-feira, 19 de julho de 2011

NEM SÓ DE TRABALHO VIVE UM DELEGADO

EU TRABALHO MUITO, MAS COMO NINGUÉM É DE FERRO, TENHO MEUS MOMENTOS DE CONTATO COM A NATUREZA, CURTINDO UMA CASINHA NO CAMPO. NA FOTO EU ESTAVA CHEGANDO DO PASTO COM UNS CAVALOS PARA CAVALGAR COM MEU FILHO (MOMENTOS QUE APROVEITO PARA CONVERSAR E EDUCÁ-LO), QUANDO MINHA ESPOSA BATEU A FOTO, SEM AVISO.

PALESTRA PARA ATIRADORES DO TIRO DE GUERRA

NESTA TERÇA-FEIRA, 19/07/11, ÀS SETE HORAS DA MANHÃ, MINISTREI UMA PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS AOS ATIRADORES DO TIRO DE GUERRA, EM LAVRAS. FALAMOS DAS PRINCIPAIS DROGAS, DA VULNERABILIDADE DOS JOVENS, INDEPENDENTE DE CLASSE SOCIAL E NÍVEL EDUCACIONAL, E DA NECESSIDADE DE ESTAR SEMPRE PRONTO A RECUSAR AOS CONVITES PARA SE USAR DROGAS. CONVITES ESSES QUE SURGEM ATRAVÉS DE COLEGAS, NAMORADAS (OS), ETC. O INTERESSE DOS ATIRADORES PELO TEMA ERA  VISÍVEL DURANTE A PALESTRA, E AO FINAL TODOS QUERIAM FAZER PERGUNTAS E ESCLARECER DÚVIDAS. 
ESTA INICIATIVA DOS COMANDANTES DO TG, SARGENTO PAULO CACILDO E SARGENTO OLIVEIRA, DE LEVAREM CONVIDADOS PARA MINISTRAREM PALESTRAS SOBRE VARIADOS TEMAS, COM CERTEZA COLABORA NA FORMAÇÃO DESSES JOVENS.
DR. CLEBER E SARGENTO PAULO CACILDO

segunda-feira, 18 de julho de 2011

“SILVÃO É PRESO E ACUSADO DE TRÁFICO”




A polícia estava investigando um indivíduo de nome Silvio Gonçalves, vulgo “Silvão”, oriundo de São Paulo, que estava residindo à Rua Iracelles Medeiros, bairro Pitangui, nesta cidade de Lavras, por suspeita da prática de tráfico de drogas. Na manhã do dia 13/07/11, uma equipe de Investigadores ficou vigiando a casa, e viram um aluno da Ufla comprando droga na porta . Em seguida, por volta das 11h30min, os policiais entraram na casa, onde se encontrava o “Silvão” e a companheira dele, e deram buscas. Numa bolsinha que estava dentro do guarda-roupas, os policiais encontraram cocaína, crack e maconha, e ainda, l.612,35 em dinheiro. “Silvão”, ao ser interrogado, não confessou o crime, mas também não o negou, e disse que só falaria em juízo. Ele foi preso e autuado em flagrante por tráfico de drogas, cuja pena varia de 5 a 15 anos de prisão. 

sexta-feira, 15 de julho de 2011

MENSAGEM DA SEMANA:

TRABALHAR COM AMOR

Passavam alguns minutos de meio dia quando o táxi estacionou em frente ao escritório. Era um dia muito quente de verão e o trânsito, como sempre, estava “nervoso”. Abri a porta e sentei-me no banco traseiro.
 “Bom dia!” Disse o motorista.
Respondi seu cumprimento e indiquei o bairro para onde devíamos seguir. O homem arrancou o carro e logo começamos uma boa conversa. Aquele era um taxista diferente. Tinha uma maneira agradável de se comunicar e nos lábios sempre um sorriso. Comentei como deve ser difícil a sua profissão, pois dirigir o dia inteiro no trânsito de uma grande capital não é brincadeira. Ele respondeu sorrindo: “não digo que seja fácil, mas é só uma questão de jeito”.
Aí o assunto ficou mais interessante, pois aquele motorista aparentemente tão comum era uma verdadeira lição ambulante de sabedoria.
Começou a contar qual era o seu segredo, dizendo:
 1º- eu nunca trago meus problemas pessoais para o trabalho. Antes de sair de casa, dou uma passadinha atrás da porta e deposito lá todas as minhas preocupações. Só as retomo no final do expediente e, para ser sincero, parece que os problemas diminuem de tamanho. Ficam mais fáceis de resolver.
 2º- nunca desejo um bom dia a ninguém, se não for com convicção.
 3º- não me deixo envolver pelo mau-humor nem pela irritação de alguns passageiros.
4º- não me permito entrar na onda de agressividade alimentada no dia-a-dia do trânsito.
5º- todos os passageiros são pessoas especiais para mim. Merecem minha atenção e o meu respeito e, se possível, minha solidariedade.
Quando disse isso, contou o caso de uma de suas passageiras. Era início da manhã quando ela entrou no táxi, num bairro distante. Tratava-se de uma senhora de meia idade e estava de mão dada com uma criança.
 Pediu-me para levá-la a uma agência bancária no centro da cidade. Eu lhe perguntei se ela precisava ir mesmo àquela agência ou se poderia ser numa mais próxima, que lhe economizaria tempo e dinheiro.Ela respondeu que precisava apenas pagar umas contas. Então sugeri que fôssemos a uma agência que ficava há algumas quadras de onde estávamos.  Ela aceitou.
O trajeto não era longo, mas foi o suficiente para uma conversa sobre as coisas boas da vida.
Parei em frente ao banco e ela me pediu para esperá-la, pois precisava retornar logo para casa. Durante a viagem de volta, continuei tentando animar aquela mulher que deixava transparecer profunda amargura no olhar.
Quando chegamos ao fim da viagem, aquela senhora de semblante triste falou com voz embargada: “Foi Deus que enviou você, moço.”
 “Meu marido morreu há dois meses e eu estou passando por uma situação muito difícil. Nunca trabalhei fora, nunca tratei dos negócios, e agora me vejo obrigada a cuidar de tudo sozinha.” “Além disso, sinto a falta do companheiro querido, agora ausente. Ando tão deprimida... E o pior é que estou passando essa tristeza para a minha filha que, como o senhor pode ver, está tão desolada quanto eu.”
 E, por fim, concluiu o taxista: ela chorou por cerca de dez minutos, e eu chorei também, comovido com aquele coração de mãe que sentiu em mim um ombro confiável para um desabafo salutar. Pagou a corrida e esboçou um leve sorriso nos lábios, dando mostras de bom ânimo e coragem para seguir em frente.    
Deus ajuda o homem através do homem.
 Qualquer que seja a atividade que você exerça na sociedade, ela pode lhe oferecer oportunidade de tornar a vida mais solidária e mais feliz. Para isso, basta olhar ao redor com  atenção e com o desejo sincero de estender a mão a quem precisa, mesmo que isso custe  alguns minutos do seu precioso tempo.


sábado, 9 de julho de 2011

TRABALHO SOCIAL COM PRESOS

NO PRESÍDIO ESTADUAL DE LAVRAS/MG  VEM SENDO MINISTRADO UM CURSO DE CULINÁRIA E GARÇOM, PARA PROFISSIONALIZAR PRESOS E AJUDÁ-LOS NA REINTEGRAÇÃO AO CONVÍVIO SOCIAL. O INSTRUTOR DO CURSO É O GARÇOM(VEREADOR) ANDERSON GARÇOM, QUE VOLUNTARIAMENTE PRESTA ESSE SERVIÇO, E JÁ FORMOU VÁRIAS TURMAS. MAIS UMA TURMA  ESTÁ PRESTES A SE FORMAR, E NO DIA 08/07/11, OS ALUNOS FIZERAM UMA AULA PRÁTICA DEMONSTRATIVA DO QUE JÁ APRENDERAM, E ORIENTADOS PELO ANDERSON GARÇOM, OFERECERAM UM BELO ALMOÇO A VÁRIOS CONVIDADOS. O EVENTO OCORREU NA COZINHA DO CPPT, NO BAIRRO LAVRINHAS.
Eu,( Dr. Cleber), ao centro a diretora do Presídio, e o Anderson "Garçon".

quarta-feira, 6 de julho de 2011

NOVA LEI BENEFICIA CRIMINOSOS

A lei 12403/11, que entrou em vigor dia 04/07/11, alterou alguns artigos do Código de Processo Penal. Dentre as mudanças as principais dizem respeito à Fiança  e a possibilidade de decretação de Prisão Preventiva . Quanto à FIANÇA,  ela é cabível em crimes cujas penas máximas vão até 4 anos, com raras exceções.  Portanto, a lista de crimes afiançáveis cresceu bastante, incluindo aí o furto simples, o sequestro e cárcere privado, dentre outros. Quanto à prisão preventiva, que é uma espécie de prisão cautelar, provisória ( antes da condenação), que antes podia ser decretada em várias hipóteses, agora fica restrito seu cabimento somente a crimes punidos com pena máxima superior a 4 anos. Esta medida vai impedir a prisão de vários criminosos. Em razão dessas mudanças, estima-se que milhares de presos provisórios serão libertados nos próximos dias. Não quero falar em números, mas li reportagens apontando estimativas em torno de 100 mil presos. 
Um dos argumentos de alguns  políticos, governantes, doutrinadores e aplicadores do direito, é que tais medidas foram importantíssimas para amenizar o problema da superlotação carcerária. É louvável que pensem nos presos sofrendo em celas abarrotadas de criminosos, mas soltá-los é impor à sociedade um ônus por demais pesado, sou seja tolerar os criminosos em seu meio, vitimizando-a. 
Você cidadão de bem, trabalhador, pagador de impostos, deve conviver com ladrões e outros malfeitores, porque as cadeias estão lotadas? Acho isso injusto, e acho também que caminhamos para o caos num futuro muito breve. Que Deus nos proteja. (Embora técnico do direito, deixo de lado explicações e vocabulário técnico, em razão da multiplicidade de leitores desse blog). 

terça-feira, 5 de julho de 2011

PRISÃO DE GOLPISTAS

Semana passada um indivíduo de 53 anos foi à agência da Caixa Econômica Federal de Lavras, portando uma carteira de identidade em nome de FRANCISCO CARLOS GUALBERTO, e solicitou abertura de uma conta. Funcionários do banco desconfiaram que a identidade pudesse ser falsa, e solicitaram àquele indivíduo que buscasse um outro documento, alegando que isso seria necessário, de forma que ele não desconfiasse da suspeita. Posteriormente tal indivíduo retornou à agência com uma carteira de motorista com visíveis sinais de falsidade. A Polícia foi chamada e ao abordar tal suspeito, constatou-se que não se tratava de nenhum FRANCISCO, mas sim de GERALDO FRANKLIN CARNEIRO, 53 anos, funcionário da Prefeitura de Boa Esperança/MG. Este informou aos policiais que estava ali a pedido do MARCIO BOTELHO DA CONCEIÇÃO, dono da CHOPERIA DO TIGRÃO,  situada em frente à Unilavras, e que o Marcio quem lhe deu os documentos falsos para abertura da conta. Para este “favor” ele receberia do Marcio R$2.000,00. Os policiais foram à casa do Márcio e lá apreenderam vários documentos em nome de várias pessoas, tais como carteiras de identidades, cartões de CPFs, cartões bancários, etc. O Márcio “Tigrão” falou que esses documentos eram perdidos pelos clientes da choperia, e confessou que ele tinha um programa de computador para falsificar vários documentos ( o computador e vários pen-drives foram apreendidos para serem periciados). Segundo o Márcio quando ele morou na República Poleiro dos Anjos, lá tinha um colega que falsificava documentos e dava golpes, e foi este quem lhe deu a idéia de falsificarem documentos, e com estes aplicarem golpes nos Bancos, solicitando empréstimos. Inclusive, com documentos falsos ele solicitou um empréstimo de 23.000,00 no BMG, que não se concretizou em razão das prisões.
Fato que me chamou a atenção foi o Márcio ter dito em seu interrogatório que tem uma renda mensal de 6.000,00 como comerciante, e na seqüência ele falou que resolveu aplicar golpes porque estava passando por dificuldades financeiras.
O Márcio Botelho da Conceição bem como o Geraldo Franklin Carneiro foram recolhidos ao Presídio Estadual de Lavras, e vão responder pelos crimes de falsificação de documentos e estelionato.
Eu tenho um pensamento, que muitos podem achar equivocado, mas acho que a grande dificuldade que as pessoas têm passado é de falta de caráter, e não de falta de dinheiro. O que leva um político desviar dinheiro do povo para si próprio é falta de dinheiro? O que leva um Juiz ou  Desembargador vender uma decisão judicial ( ex.:liminar ) é falta de dinheiro? O que leva um policial passar para o lado do crime, como vimos sempre nos noticiários,  é falta de dinheiro? Acho que não, mas sim, falta de caráter.

AS DUAS CARTEIRAS DE MOTORISTA ABAIXO SÃO FALSAS  E ESTÃO EM NOME DE MÁRCIO BOTELHO DA CONCEIÇÃO 

JÁ OS DOCUMENTOS ABAIXO SÃO FALSOS PORQUE ESTÃO EM NOME DE FRANCISCO CARLOS GUALBERTO, MAS AS FOTOGRAFIAS SÃO DE GERALDO FRANKLIN CARNEIRO


domingo, 3 de julho de 2011

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE LAVRAS

NOS DIAS 02 E 03/07/11, SÁBADO E DOMINGO, FOI REALIZADO  EM LAVRAS A V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE LAVRAS. FUI UM DOS PALESTRANTES, E MINISTREI  SOBRE O TEMA "PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA E CONTROLE SOCIAL". FALEI O QUE É PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA, COMO ELA ACONTECE,  COMO A POPULAÇÃO PODE PARTICIPAR COM SUGESTÕES, FISCALIZAÇÃO, DENÚNCIAS E, ETC, E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSOLIDAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE), QUE É UM DOS MELHORES SISTEMAS DE SAÚDE DO MUNDO, QUANTO AOS SEUS PRINCÍPIOS, POLÍTICA E OBJETIVOS. O QUE O BRASIL PRECISA FAZER PARA QUE TODOS PERCEBAM ISSO É TORNÁ-LO ACESSÍVEL A TODA POPULAÇÃO.

POSSE NO ROTARY

NO DIA 30/06/11, QUINTA-FEIRA, TIVE A HONRA DE PARTICIPAR DA REUNIÃO FESTIVA DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DO ROTARY CLUB LAVRAS SUL, COM SEDE PRÓXIMO À RODOVIÁRIA. DEIXOU A PRESIDÊNCIA O MEU AMIGO JOSÉ LUIZ RIGATTO, DENTISTA, TENDO CUMPRIDO UM MANDATO COM EXTREMA DEDICAÇÃO E COMPANHEIRISMO, SENDO SUBSTITUÍDO PELO COMPANHEIRO, TAMBÉM DENTISTA, GUSTAVO PEREIRA DA SILVA, A QUEM FAZEMOS VOTOS DE PROFÍCUA GESTÃO.


Fotos cedidas por Ricardo Silva