quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

"GUGU" É PRESO POR TRÁFICO


Na de tarde do dia  24/02/2013, domingo, um homem caminhava por uma rua em direção à SELT (Secretaria Esporte Lazer e Turismo), onde várias pessoas frequentam para a prática de esportes,  com uma mochila nas costas. Uma viatura da PM passava pelo local, e os policiais, devido ao tirocínio, resolveram abordar e revistar tal sujeito. Dentro da mochila estava um tablete de maconha pesando mais ou menos 1,6 quilo, e uma pedra de crack, ainda não “picada”. O infrator, cujo nome é ANTÔNIO AUGUSTO LOUREIRO COUTINHO, vulgo “GUGU”, 33 anos, morador da rua Álvaro Botelho, bairro  Belizandra, disse aos policiais  que foi contratado para pegar a droga na rodoviária de Lavras e levá-la até à SELT, onde a deixaria ao lado de uma lixeira, e outro indivíduo a pegaria. Pelo serviço ele disse que ganharia R$ 100,00 .Levado à Delegacia, “Gugu” foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, e está recolhido no Presídio Estadual de Lavras, à disposição da justiça. 




HOMEM EXECUTADO NO NOVA LAVRAS


Na noite de domingo, início de madrugada de segunda-feira,  24 p/25/02/2013, moradores do bairro Nova Lavras telefonaram para a PM avisando que haviam escutado barulho de vários tiros. Imediatamente uma guarnição foi deslocada para àquele bairro, e na rua Silvio Modesto de Souza os policiais avistaram um corpo caído ao solo, com diversos ferimentos provocados por disparos de arma de fogo.  Os Bombeiros foram chamados ao local, porém, como os sinais de morte eram evidentes, o corpo não foi removido, à espera da Perícia. A vítima foi identificada como sendo o meliante apelidado de “Queijinho”  , muito conhecido das polícias, cujo nome é GERALDO GONÇALVES DE CARVALHO, 44 anos, morador da rua Ivo Oliveira Nascimento, bairro Alterosa/Lavras. Uma equipe da Polícia Civil está investigando esse homicídio, e trabalhando com várias hipóteses, vez que o Queijinho tinha uma ficha criminal enorme, e, consequentemente, muitos desafetos. No seu prontuário consta os crimes de lesão corporal, furto, porte ilegal de arma de fogo, e vários homicídios tentados. 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

POLÍTICA E CIDADANIA


Projetos de lei discutidos e aprovados pelos vereadores da  câmara municipal de Lavras, na  reunião  do dia 25 de fevereiro de 2013.


  • PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

- 01/2013 - ALTERA E PRORROGA PRAZO DA LEI COMPLEMENTAR N. 198, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010, QUE AUTORIZA A DOAÇÃO DE IMÓVEL AO ESTADO DE MINAS GERAIS, PARA CONSTRUÇÃO E FUNCIONAMENTO DO PRESÍDIO ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE LAVRAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A presente propositura se justifica tendo em vista o pedido do novo Secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Sr. Rômulo de Carvalho Ferraz, no sentido de que o Município conceda prorrogação do prazo para término da construção do Presídio Estadual, a ser instalado no imóvel doado pelo Município de Lavras ao Estado de Minas, através da Lei Complementar em comento.

-APROVADO: por unanimidade pelos Senhores Vereadores.


  • PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR


– 02/2013 - ALTERA A LEI COMPLEMENTAR N. 194, DE 06 DE JULHO    DE 2010, QUE CONTÉM O CÓDIGO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO MUNICÍPIO DE LAVRAS.


O fundamento desta propositura está no sentido de possibilitar que servidores públicos, devidamente capacitados, possam atuar na função de fiscalização sanitária, quando fizer necessário o interesse público.

Tal medida possibilitará o aumento do número de fiscais e conseqüentemente melhor efetividade dos trabalhos de fiscalização sanitária no município.

-APROVADO: por unanimidade pelos Senhores Vereadores.



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

SALÁRIOS ATRASADOS




Com o dinheiro que a Câmara devolveu à Prefeitura, os salários e o 13º salário  atrasados, dos servidores efetivos, serão pagos. Quanto ao pagamento dos salários atrasados dos contratados, o Prefeito ofereceu um parcelamento em quatro vezes. Fiquei feliz com a solução para os efetivos, porém, eu, e alguns outros vereadores, não concordamos com esta demora no pagamento dos contratados, e vamos continuar lutando para que estes recebam o mais rápido possível.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

VEREADORES TRABALHAM PARA CHEREM

As edições dos dias 22 e 23 de fevereiro de 2013, do Jornal Estado de Minas, divulgaram o fato  dos vereadores Antônio Marcos Possato (presidente da Câmara de Lavras) e Anderson Garçon trabalharem no gabinete do Deputado Fábio Cherem, além da mulher do vereador Daniel Costa.  Considerando que o deputado é irmão do prefeito Dr. Marcos Cherem, será que os vereadores não ficam vinculados às vontades deste? Será que isso é ético? Será que isso é moral? Será que eles pensam que o povo de Lavras é bobo?


Mais uma vez Lavras virou manchete estadual e nacional, por causa da atitude de alguns vereadores.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ILEGALIDADES DA CÂMARA PASSADA




Os Vereadores da legislatura passada cometeram algumas ilegalidades na Câmara, sobretudo após a eleição do Vereador Marcos Cherem ao cargo de Prefeito, para beneficio deste, após a posse, e, acredito que os vereadores esperavam, também, algum benefício do futuro Prefeito. O caso que vamos informar agora é um absurdo jamais visto na Câmara de Lavras.
-No dia 26 de novembro de 2012, segunda-feira, o então Vereador Dr. Marcos Cherem, deu entrada na secretaria da Câmara com um projeto de resolução, pedindo autorização aos demais vereadores  para que ele, depois de empossado no cargo de Prefeito, pudesse fazer leis ( chamadas de leis delegadas), mexendo em toda estrutura da administração pública direta e indireta, criar cargos e extinguir cargos, modificar a sistemática de remuneração dos servidores, a jornada de trabalho, e etc, etc. Na mesma hora o vereador Marcos Cherem legou o projeto para o Plenário, colheu a assinatura de todos os outros vereadores, e convenceu o Presidente da Câmara, à época, Sr. Chapisco, a colocá-lo imediatamente em votação, sendo aprovado por unanimidade.
-Essa manobra foi absolutamente inconstitucional e ilegal, porque, segundo art. 68 da Constituição Federal, somente o chefe do poder executivo que estiver no poder,  (no caso, no exercício do cargo de Prefeito), pode solicitar esta delegação ( autorização) à Câmara Municipal para fazer leis delegadas. Portanto, o Dr. Marcos Cherem, desrespeitou totalmente a Constituição, haja vista que em novembro ele era vereador. Ele também desrespeitou, com a ajuda dos outros vereadores, a Lei Orgânica de Lavras, e o Regimento Interno da Câmara, que estabelecem que o projeto de resolução deveria passar primeiro pela Assessoria Jurídica, posteriormente pela comissão  de Constituição e Justiça da Câmara, composta por 3 vereadores, para que estes manifestassem se o projeto era constitucional e legal, e depois tramitar pelas outras 3 comissões. No entanto, nada disso foi obedecido. Assim, o Dr. Marcos Cherem  agiu de má fé para com o povo de Lavras, sobretudo para com os servidores públicos, liderando um grupo de vereadores inconsequentes, sabe-se lá a que preço. Ademais, os vereadores de uma legislatura não poderiam nunca conceder delegação para surtir efeito no mandato dos futuros vereadores. Isso foi uma falta de respeito muito grande.  Só no mês de janeiro o Prefeito já fez três leis delegadas, usurpando a função de fazer leis, que é dos vereadores.
A FORMA CORRETA DE AGIR: o Dr. Marcos teria que esperar a posse dele como Prefeito, e só então encaminhar aos atuais vereadores o pedido de delegação para fazer leis delegadas. O pedido dele iria tramitar na Câmara como projeto de resolução, e primeiro iria receber o parecer da Assessoria Jurídica. Depois, das 4 comissões de vereadores. Só após isso iria a plenário para votação de todos os vereadores.
Se o prefeito Dr. Marcos estiver bem intencionado como Administrador Público, que faça tudo dentro da lei e com transparência. 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DROGAS NO CAMINHO DAS ÁGUAS


Policiais estavam investigando um indivíduo conhecido por Ivan Júnior, dono do Trailer “ Panda Lanches”, pois tinham várias informações que ele estava vendendo drogas. Através de serviço de “campana”, ou seja acompanhamento, no dia 31/01/2013, quinta-feira, policiais militares e civis abordaram o Ivan saindo da casa de um jovem de pré-nome Cássio, lá no conjunto habitacional do bairro Caminho das Águas. Na porta da casa também foi abordado um rapaz de nome Wellington.  Os policiais adentraram ao quintal e encontraram uma bolsa com um tablete de maconha de 1 quilo, uma pedra de pasta base de cocaína, e uma balança de precisão. Indagado, o Cássio informou que a droga era do Ivan. Em seguida os policiais deram buscas na casa do Wellington, que é vizinho do Cássio, e debaixo da casinha do cachorro encontraram um tablete de maconha enrolada em papel alumínio e uma pedra de crack. Indagado ele disse que a droga era do Ivan e do Cássio. Logo após, os policiais foram à casa do Ivan, onde encontraram muitos saquinhos de chup-chup usados para embalagem de drogas. E em seguida deram buscas no trailer, onde encontraram duas balanças de precisão, usadas para pesagem de drogas. Os três foram conduzidos à Delegacia Regional da Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante. O IVAN DE CASTRO SILVA JUNIOR, 23 anos,  foi enquadrado por tráfico. Já o CÁSSIO EDUARDO DE PAULA SANTOS, 22 anos, e WELLINGTON ALVES DOS SANTOS, 36 anos, foram enquadrados por associação ao tráfico de drogas. As penas, se forem condenados, poderão variar de 3 a 15 anos de prisão.  

TRÁFICO NA PEDREIRA CAI


Durante vários dias policiais investigaram o tráfico de drogas na “Pedreira”. Este é um dos apelidos do bairro Vila Vera Cruz, que também é conhecido como Cruzeiro, em razão de uma cruz afixada no alto do bairro, ao lado do escritório central da Copasa. Os policiais mapearam os pontos de venda de drogas, os nomes ou apelidos dos traficantes, e seus endereços. Em seguida o delegado da Delegacia de Entorpecentes solicitou à justiça a expedição de vários mandados de busca e apreensão. De posse dos mandados, os policiais civis e militares realizaram a operação na madrugada de sábado. Foram fechadas todas as vielas de saída da “ Pedreira”, sendo duas para a rua Otacílio Negrão de Lima, próximas ao posto de combustível, duas para a rua Melo Viana, e ao lado da Copasa. Em seguida os policiais iniciaram as buscas em diversas casas, principalmente na rua Eduardo Alves de Carvalho. Ao final, após localização  de crack e maconha nas casas de alguns jovens, foram todos presos e autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, e recolhidos no Presídio Estadual de Lavras. São eles: FERNANDO LUIZ DA SILVA, vulgo “ZEZÉ”, 23 anos, KEVER MARCIANO SILVA, vulgo “KEVÃO”, 19 anos,  JAIME PINHEIRO CANGUSSU JUNIOR, 24 anos, WELLINGTON DE ALCANTARA SILVA, 19 anos, E WELBERT RUBENS DA SILVA, 21 anos.  Todos alegaram que as drogas encontradas em suas casas eram para uso próprio e não para venda. Na terça-feira, dia 05/02/2013, os policiais, sabendo que na casa do KEVER tinha duas armas escondidas, retornaram à casa, e não se deram por vencidos enquanto não encontraram, bem escondidas na lage, uma pistola calibre 7.65 e um revólver calibre 38, além de várias munições. Com isso a situação do Kever com a justiça ficou bem agravada. 



domingo, 3 de fevereiro de 2013

ÁLCOOL AGORA SÓ EM GEL

DESDE 0 DIA 01 DE FEVEREIRO DE 2013 QUE A FABRICAÇÃO E VENDA DE ÁLCOOL EM ESTADO LÍQUIDO ESTÁ PROIBIDA NO BRASIL. ESTA MEDIDA FOI DE INICIATIVA DA ANVISA (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA), EM RAZÃO DO GRANDE NÚMERO DE CASOS DE QUEIMADURAS, POR TODO O PAÍS.  ENTENDE A ANVISA QUE O CONSUMIDOR TENDO À SUA DISPOSIÇÃO SOMENTE O ÁLCOOL EM GEL, DIMINUIRÁ BASTANTE O RISCO DE ACIDENTES COM QUEIMADURAS. ´PORTANTO, TODO ESTOQUE DE ÁLCOOL LÍQUIDO AINDA EXISTENTE NAS PRATELEIRAS DOS SUPERMERCADOS ESTÁ IRREGULAR.