quarta-feira, 26 de junho de 2013

JUSTIÇA SUSPENDE O CONTRATO DO LIXO DE LAVRAS



Toda prefeitura tem por obrigação prestar diversos serviços à população. Muitos deles são prestados diretamente pela Administração, através de seus próprios meios, outros, muitas prefeituras ( prefeitos) preferem terceirizar à empresas que irão prestá-los com seus próprios funcionários e seus próprios equipamentos. A lei permite que assim seja, mas, objetivando proteção do patrimônio público, e contratação de empresas de amigos ou parentes,  exige prévia licitação para escolha da empresa que prestará determinado serviço. Quem conhece os rigores da lei sobre esse determinado assunto, tem até a doce  ilusão de que todos os administradores públicos estão submissos a tais normas, sem meios de burlá-las. Mas, como dito, é apenas doce ilusão, porque o político brasileiro é especialista em burlar leis. Alguns contratos são muito cobiçados em qualquer prefeitura. Provavelmente o mais cobiçado de todos seja o contrato para coleta do lixo urbano e varrição de ruas.  Pelo lixo,  no Brasil  se mata e morre.  Através de contratos de coleta de lixo os administradores públicos têm as maiores oportunidades de corrupção e enriquecimento ilícito. Mas falemos do lixo de Lavras. A empresa que coletava o lixo em Lavras teria o seu contrato encerrado no dia 31/05/2013. O Prefeito Marcos Cherem sabia disso mesmo antes de assumir o mandato.  Logo, ele e sua equipe tiveram cinco meses para cumprir o que determina a lei, e contratar uma nova empresa mediante processo de licitação, com ampla concorrência, e de forma mais vantajosa para a Administração. No entanto, a meu ver, de forma proposital, e usando de artifícios ( os quais não disponho de espaço agora para explicá-los), deixou que o prazo final se aproximasse para poder fazer uma contratação de outra empresa, sem licitação, alegando que se tratava de uma emergência, pois não se poderia deixar de recolher o  lixo. Ainda, usando de vários artifícios, contratou a empresa SHF Conservação e Construção Ltda, registrada em nome de Sérgio Henrique Fonseca, que é sócio na empresa Construtora Cherem, de propriedade do deputado Fábio Cherem, irmão do prefeito Marcos Cherem. Existem vários outros detalhes que ligam a empresa SHF ao Fábio e ao Marcos Cherem, mas também não disponho de espaço para relatá-los. Contratações nessas circunstâncias são consideradas ilegais, imorais, e antiéticas.  Ressalto que esta empresa foi criada logo após a eleição do prefeito Marcos Cherem, em novembro de 2012.  Esta louca ousadia dos “irmãos Cherens” foi barrada pela justiça, vez que no dia 25/06/2013, o juiz da 2ª Vara Cível  determinou a imediata suspensão do contrato firmado entre o Município de Lavras e a empresa SHF. Determinou, ainda, que a Prefeitura contrate, em caráter emergencial, outra empresa, ou recolha o lixo por seus próprios meios. Alguns políticos estão demorando em  entender que os tempos mudaram, e que o povo não aceita mais velhas práticas. 

TRAFICANTE TENTA SE PASSAR PELO IRMÃO

No dia 13/06/13, quinta-feira, por volta das 9 horas da manhã, moradores da rua Comendador José Esteves, Centro, telefonaram para a Polícia Militar informando que tinha um homem fazendo tráfico de drogas naquela rua, e que ele entrava e saia de um lote vago ali existente. Alguns policiais foram ao local e fizeram a abordagem do suspeito, que estava na posse de sete pedras de crack , seis buchas de maconha, e um cigarro de maconha. O suspeito identificou-se aos policiais com o nome de Fernando de Souza Leite Costa, morador da rua 14 de Agosto. Os policiais, desconfiados da identificação do suspeito, foram à casa dele, e lá constataram que Fernando é o nome do irmão dele, e que seu nome verdadeiro é WAGNER DE SOUZA COSTA. Os próprios familiares confirmaram que o Wagner está comercializando drogas, porém ele negou e afirmou que é usuário.  No prontuário do Wagner já consta prisões anteriores por tráfico de drogas. Ele foi conduzido à Delegacia , autuado em flagrante por tráfico de drogas, e recolhido no Presídio Estadual de Lavras. 

PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

No dia 25/06/13, terça-feira, às 6h e 30mi,  tive o prazer de ministrar uma palestra para 100 atiradores  do Tiro de Guerra situado em Lavras. O TG sempre tem por meta, durante todo o ano de instrução, proporcionar aos atiradores diversas palestras sobre temas variados e de interesse da juventude, e para isso conta com diversos colaboradores. Na minha palestra procurei focar o entendimento de que as drogas interrompem os sonhos dos jovens, destroem suas vidas em diversos aspectos, e que eles precisam resistir à tentação de usá-las. Meus parabéns aos sargentos responsáveis pela instrução desses jovens.

ASSALTANTES DE PADARIA FORAM PRESOS

No dia 12/06/13, por volta das 22 horas, quando os funcionários da padaria Divina Pães,  situada na Av. Pedro Sales, próximo à Praça da Estação, se preparavam para fechar o estabelecimento, foram surpreendidos por dois assaltantes, estando um armado com um revólver calibre .22, que roubaram todo o dinheiro do caixa e, em seguida, fugiram em uma motocicleta em direção ao bairro Nova Lavras. Durante toda a noite,  policiais fizeram rastreamentos até se depararem com a motocicleta utilizada no crime, que estava na posse de Helder da Silva Tomaz. Este foi conduzido à Delegacia, e interrogado disse que tinha emprestado a sua moto para o Rafael, vulgo Mussum,  por volta das 18 horas, e ele a devolveu por volta das 23 horas. Com estas informações os policiais foram à casa do  tal Rafael, cujo nome é DOUGLAS RAFAEL BARBOSA, já com diversos registros de furtos,  e lá encontraram o revólver e as roupas que ele vestia na hora do crime. A partir daí foi identificado o outro assaltante como sendo PAULO CESAR HONÓRIO GONÇALVES, 18 anos.  Os dois foram presos e conduzidos à Delegacia, confessaram o crime,   foram autuados em flagrante pelo crime de roubo e recolhidos no Presídio Estadual de Lavras. O Paulo Cesar Honório tinha sido preso uma semana antes,  acusado de tráfico de drogas, mas a justiça o liberou para responder ao processo em liberdade. Ainda, quando era menor, foi internado (preso) acusado de homicídio. 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES POPULARES



Um grupo de pessoas, lá em São Paulo,  resolveu protestar contra o aumento das passagens dos ônibus urbanos, reivindicando redução nos valores atualmente cobrados. Esse movimento deu coragem há milhares de brasileiros (principalmente jovens) de irem para as ruas protestarem contra muitas coisas erradas em nosso país, e reivindicarem mudanças. Acredito que o ponto principal que fez com que as manifestações se espalhassem por todo o Brasil, e com simpatia e apoio da maioria da população, foi a descoberta de que os nossos governantes ( Presidente - Governadores e Prefeitos) mentem, descaradamente, ao afirmarem que não têm dinheiro para investir mais na saúde, na educação, no transporte público de qualidade, na segurança pública, etc., mas assim que surgiu a oportunidade do Brasil sediar as copas das confederações e a do mundo, o dinheiro, que eles diziam não existir, apareceu para construções de estádios suntuosos, atendendo ao “padrão FIFA de qualidade”. Na verdade, o Brasil nunca padeceu  falta de dinheiro para investimentos públicos, mas sempre sofreu com o mau uso do dinheiro público. Os nossos governantes nunca priorizaram os direitos fundamentais do ser humano, como o direito à saúde e à educação de qualidade, e priorizam coisas que alegram, de forma momentânea e efêmera,  às pessoas, como sendo o famoso ópio do povo. Mas dessa vez o ópio não está alucinando o povo. De forma lúcida, ao invés de festa o povo quer postos de saúde e hospitais com a qualidade FIFA. O povo quer transporte público de qualidade e com tarifas módicas. O povo quer educação de qualidade e acessível a todos. O povo quer segurança constante, e não só no período de copa. Assim, o povo brasileiro resolveu fazer uso da  principal arma que norteia as sociedades democráticas, que é a liberdade de expressão. Liberdade de fazer manifestações públicas pacíficas e ordeiras. Distorções estão acontecendo em todas as manifestações nas Capitais, porque alguns são menos cidadãos, não sabem o que é democracia, e aproveitam o momento para depredarem o patrimônio público, saquearem o patrimônio privado, e agredirem policiais. Contra  esses, que é uma minoria,  se justifica o uso da força para restabelecimento da ordem e paz social. Aos demais, o nosso respeito e admiração. Quanto à manifestação marcada para acontecer aqui em Lavras amanhã, 20/06/2013, que seja, tão somente, com esse espírito democrático e crença de que o Brasil tem jeito. Que o povo de Lavras entre para a história como participante das mudanças que estão por vir. Que Deus abençoe esta nação.   

quarta-feira, 5 de junho de 2013

CAMPANHA EMPREGUE UM ADOLESCENTE

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, a Câmara Municipal de Lavras, e a Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego, lançaram a campanha "Empregue um Adolescente". O objetivo é esclarecer aos empresários de Lavras que o adolescente, a partir dos 16 anos,  pode trabalhar como qualquer outro trabalhador, obedecidas as regras e limites legais. O lançamento da campanha ocorreu no dia 04/06/13, no auditório do CPPT, com a participação de vários segmentos da sociedade civil, instituições públicas, e representantes do setor empresarial.  
Vereador Dr. Cleber ministrando palestra no evento
Além do Dr. Cleber, apoiaram o evento os vereadores Tilili, Lila, e Leandro Moretti