segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SANCIONADA LEI QUE OBRIGA ESTABELECIMENTOS QUE VENDEM BEBIDAS ALCOÓLICAS A AFIXAREM CARTAZES SOBRE PROIBIÇÃO DE VENDA A MENORES

O Prefeito Municipal  sancionou a Lei nº 3.963/13 que fez alterações à Lei 3.324/07, e cria o modelo de aviso sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas e cigarros  à crianças e adolescentes, o qual deverá ser afixado em todos os estabelecimentos comerciais que vendem tais produtos. Na guia "Câmara Municipal", no cabeçalho deste blog você encontra o cartaz para dowloads.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PREFEITO PERDE POR 14 X 2

No semestre passado o Prefeito Dr. Marcos Cherem enviou à Câmara um projeto de lei que, se fosse aprovado pelos vereadores, inviabilizaria o funcionamento de duas empresas em Lavras. Ou elas fechariam as portas ou se mudariam para outros municípios. Como 10 vereadores se manifestaram contra a aprovação do projeto, o Prefeito, vendo que iria perder, retirou o projeto. O Prefeito, não se dando por satisfeito, modificou algumas palavras no projeto e o encaminhou novamente à Câmara Municipal. O Prefeito fez um intenso trabalho na tentativa de convencer os vereadores da base aliada a votarem a favor do projeto ( a favor dele prefeito), mas a maioria não quis se arriscar com os eleitores, sendo responsabilizados pelo fechamento de empresas e desemprego de centenas de trabalhadores. Assim, na sessão da Câmara do dia 19/08/2013 o projeto foi colocado em votação, e o resultado foi o surpreendente placar de 14 votos contra a aprovação do projeto ( contra o autoritarismo do Prefeito), e 2 votos a favor da aprovação do projeto ( a favor do autoritarismo e arrogância do Prefeito). Tem uma pergunta no ar aguardando uma resposta: o que estaria por trás da intenção do Prefeito Marcos Cherem em prejudicar duas grandes empresas que geram quase 500 empregos diretos e indiretos? Ele alegou que tais empresas poluem os cursos d`agua, mas nunca apresentou nenhum laudo comprovando isso. No dia da votação ele expôs alguns pequenos sitiantes ao vexame, mandando-os para a Câmara com faixas com os dizeres "queremos agua limpa", mas sem apresentarem nenhum laudo que comprove contaminação das aguas. Já as empresas provaram que são fiscalizadas por todos os órgãos ambientais, municipais, estaduais e federais. Um dia saberemos a verdadeira intenção. 

Vejam abaixo matéria que publiquei no mês de maio. 

PROJETO DE LEI DO PREFEITO PODE FECHAR EMPRESAS

Vereadores José Marcio, Chapisco, Edmar do Paiol, Cleber Pevidor, Lila, Tilili, Alisson, José Henrique e Carlão da Saúde


O Prefeito  Municipal, Dr. Marcos Cherem,  enviou à Câmara Municipal, para aprovação dos vereadores, um projeto de lei com o seguinte conteúdo “ Dispõe sobre a proibição de estocagem, do processamento e da disposição final de resíduos industriais,provenientes de outros Municípios, Estados e outros Países, e dá outras providências”.(grifei)
Aqui em Lavras existem duas empresas que serão  diretamente atingidas, e provavelmente fechadas, se tal projeto for aprovado pelos vereadores, da forma como está redigido.  Essas empresas coletam resíduos industriais de indústrias de diversas cidades, transformam a parte sólida dos  resíduos em combustível,  que é vendido para a fábrica de cimento ( antiga Camargo Corrêa), e outras empresas, e o resíduo líquido é totalmente tratado e devolvido ao meio ambiente, quase potável. Os resíduos industriais produzidos pelas fábricas de Lavras não são suficientes para sustentar nenhuma empresa, quanto mais duas.  Pela qualidade técnica dessas empresas elas cresceram e prestam seus serviços em diversas cidades do Brasil.  
Como nessa legislatura alguns vereadores não aprovam projetos só porque é do interesse do Prefeito, mas antes procuram se informar, debater o projeto com as pessoas destinatárias da futura lei, analisam o impacto desta na sociedade, etc, uma comitiva de vereadores estudou o projeto e depois visitou as duas empresas.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ASSALTANTES DE JOALHERIA SÃO PRESOS


No dia 23/07/2013 três rapazes assaltaram a Joalheira Torres, localizada na Praça Leonardo Venerando, Centro de Lavras, e levaram diversas joias.  Um ficou na porta vigiando, e os outros dois adentraram à joalheria e pediram para ver algumas correntinhas. Depois de alguns minutos um deles distraiu a atendente, e o outro pegou o mostruário de correntes e saiu correndo, sendo seguido pelos outros.  Nos últimos dias os policiais de Ijaci  receberam algumas informações de que três rapazes daquela cidade, de prenomes WILLIAN, RODRIGO e  HIAGO, estavam vendendo algumas joias. O Willian já era conhecido dos policiais como suspeito de ser traficante e colocar menores para venderem drogas para ele.  Diante dessas informações os policiais solicitaram à justiça a expedição de mandados de busca e apreensão para as casas dos suspeitos,  os quais foram cumpridos dia 13/08/2013, terça-feira.  Na casa do WILLIAN RODRIGUES REIS WINAND, 24 anos, morador no de Ijaci, os policiais encontraram 10 pedras de crack e uma pedra bruta,  dentro de um colchão. No forro do quarto encontraram 3 tabletes de maconha. Dentro da bolsa da mulher do Willian foram encontradas 3 correntinhas roubadas na joalheria. No celular dele os policiais constataram várias mensagens sobre a preparação e a consumação do assalto à joalheria. Não obstante tantas provas, o Willian negou participação no assalto e falou que ganhou as joias do Rodrigo.  Na casa do HIAGO DA SILVA, 20 anos, os policiais encontraram, dentro de um guarda-roupa, 11 buchas de maconha e vários saquinhos utilizados para embalagem de drogas. O Hiago confessou ter participado do assalto juntamente com os outros dois.  Na  casa do RODRIGO SOUZA ARAÚJO, 20 anos,  foi encontrado apenas um cigarro de maconha. Quanto ao assalto ele confessou sua participação juntamente com Willian e Hiago, e que foi à São Paulo junto com o Willian vender a maior parte das jóias.  Após essas buscas os policiais foram até a casa de um adolescente, 14 anos de idade, suspeito de fazer tráfico para o Willian, tendo este entregado aos policiais  23 papelotes de cocaína, que pertencia ao Willian. Os três foram conduzidos para a Delegacia Regional de Lavras, e foram reconhecidos pela proprietária e funcionárias da joalheria. Foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, e recolhidos no Presídio. O adolescente foi apreendido por tráfico de drogas, e apresentado ao Promotor de Justiça para as providências cabíveis. Os três jovens, além do tráfico, irão responder pelo crime de roubo à joalheria. Portanto, devem ficar um bom tempo na cadeia. 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

PONTE NA DIVISA DE LAVRAS COM NEPUMUCENO ESTÁ CAINDO

Na quarta-feira, dia 07 de agosto, a pedido do presidente da câmara municipal de Nepomuceno, Ricardo Gattini, a comunidade dos Três Paus recebeu uma comitiva formada pelos vereadores Pedro Giovane, Cláudio Pedroso, Luciano Morais, João Alfredo Guedes, José Rodrigues Avelino, Éder Rodrigo e o ex-delegado regional e vereador lavrense, Dr. Cléber Pevidor.
Esta comunidade vem passando por diversos transtornos devido ao estado crítico em que se encontra a ponte sobre o rio do Cervo que liga a comunidade à rodovia Fernão Dias.
Os vereadores estarão reivindicando junto às prefeituras de Nepomuceno e Lavras uma ação em conjunto para que seja elaborado um projeto para a construção de uma nova ponte naquela localidade, uma vez que já foi sinalizada a doação de duas vigas metálicas e os tabuleiros, através da Secretaria de Obras Públicas de Minas Gerais para suprir esta demanda. Os municípios ficarão responsáveis pela execução do projeto e as cabeças da ponte.
A TV Alterosa também esteve presente e registrou a ação dos vereadores empenhados em buscar uma solução para o problema que vem acontecendo naquele local, já há alguns anos.



quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DE LAVRAS É EXCELENTE

Recentemente foi publicado, e divulgado pela imprensa, não só local, o rank das cidades com o melhor  Índice de Desenvolvimento Humano – IDH,  e Lavras, orgulhosamente, ficou como a  5ª cidade com melhor IDH  no Estado,  a 113ª posição no Brasil, e a 2ª colocação dentre todas as cidades do Sul de Minas.  A apuração desse índice levou em conta dados do ano de 2010. Os critérios de avaliação são focados, sobretudo, em três aspectos:  expectativa de vida ao nascereducação – e PIB per capta. Quanto ao primeiro aspecto considera-se a longevidade da população, ressaltando a saúde, a qualidade de vida, e o baixo índice de mortes precoces (por diversos motivos, tais como doença, violência, etc).  Já no aspecto educação dois fatores são determinantes na apuração do IDH. O primeiro é a taxa de alfabetização de pessoas acima dos 15 anos de idade, ou seja, leva-se em conta o número de pessoas analfabetas a partir dos 15 anos. Aqui em Lavras a taxa de analfabetismo é muito baixa. O segundo é a taxa de escolaridade, medida pelo número de pessoas matriculadas em algum curso, a saber, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, pós-graduação, ou supletivo, dividido pelo número de moradores com idade entre 7 e 22 anos de idade. Quanto ao PIB, sem entrarmos em detalhes técnicos, podemos resumir dizendo que é a soma das riquezas produzidas pelo município, tendo em vista seu número de habitantes.
Podemos afirmar que Lavras, embora ainda tenha  diversos problemas, por exemplo  na área da saúde, da mobilidade urbana, da limpeza urbana, da falta de vagas em creches, do crescente número de dependentes químicos e traficantes, etc,  possui um elevado índice de qualidade de vida.

Isto não se conquista da noite para o dia. Não é fruto de seis meses de governo, nem de uma única gestão, um único mandato. Os méritos não são de uma única pessoa. Isto só se alcança com o somatório do trabalho de várias gestões, com o apoio do empresariado, das escolas, sobretudo as universidades/faculdades.  Que seja assim.  Cada um fazendo a sua parte para que Lavras fique no topo das cidades com melhor qualidade de vida. 

ROUBO A PEDESTRE PRÓXIMO À RODOVIÁRIA

No dia 06/08/2013, por volta de 1h40minutos, próximo à Rodoviária de Lavras, um jovem caminhava em direção à sua casa, quando foi abordado por três indivíduos que lhe pediram dinheiro, e na sequência passaram a lhe espancar, e lhe subtraíram a carteira contendo R$46,00, documentos pessoais, cartões bancários, e um boné. A vítima se refugiou no ponto de táxi da Rodoviária, e acionou a polícia. Enquanto uma guarnição atendia a vítima, uma outra equipe abordou três suspeitos, na rua Lourenço Menicucci, Centro, com  os pertences da vítima. Todos foram conduzidos à Delegacia, e a vítima reconheceu os três suspeitos como sendo os autores do roubo, sendo eles JOSE ALECIO ROBERTO, 26 anos,  JULIO CESAR ROMERO LIMA, 26 anos,  JEFFERSON LUIZ ROBERTO, 21 anos. Os três negaram o crime e alegaram que estavam próximo à Rodoviária porque tinham ido à Rua 14 de Agosto comprar crack, e que encontraram a carteira e o boné da vítima, na rua. Diante das provas o Delegado autuou em flagrante os três e os recolheu no Presídio Estadual de Lavras.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

DELEGADO ADVERTE A POPULAÇÃO SOBRE GOLPES



Delegado Lucas Romão, que emitiu nota sobre golpes aplicados em Lavras. Foto: Jornal de Lavras


Segundo o delegado, no momento em que a pessoa for abordada na via pública por um desconhecido lhe oferecendo qualquer vantagem, desconfie. "Ganhadores da loteria ou indivíduos benevolentes que vão lhe dar uma grande quantia em dinheiro a troco de uma ajuda irrisória só existem na ficção. A vítima de estelionato comumente age com ganância, entregando dinheiro ao malfeitor, com o escopo de obter uma vantagem posteriormente, o que nunca ocorre. Portanto, nunca acredite em dinheiro fácil, sempre que alguém lhe prometer um alto valor em dinheiro, mas para tanto você terá que desembolsar algo antes, cuidado, ao que tudo indica, é golpe" alertou o delegado Lucas Romão.

Outro ponto em que o delegado Lucas Francisco Romão e Silva alertou foi para as ligações telefônicas ou mensagens no celular, principalmente se a pessoa não se inscreveu em nenhuma promoção, certamente ela não poderá ser sorteada. Sobre isso, o titular da Delegacia de Falsificações e Defraudações, alertou: "Mesmo que você esteja na dúvida se efetuou a inscrição, via de regra, em qualquer evento promocional o prêmio lhe será entregue, sem necessidade de contrapartida. Portanto, se você ganhou uma casa, mas para receber terá que depositar dinheiro na conta de um terceiro ou comprar cartões telefônicos, cuidado, é golpe na certa.

Ainda neste assunto, o delegado Lucas Romão alertou:  "Contatos telefônicos de supostos advogados ou servidores públicos informando que você tem uma indenização para receber ou qualquer outra quantia a título de vendas de cotas de ações, etc, mas para tal fim, você deve depositar uma quantia bem inferior antes, a título de honorários, impostos ou taxas – atenção – ao que tudo indica, é golpe. Se você tem realmente uma indenização a receber, basta que diga ao falsário para descontar o que você deve pagar, no que você tem a receber. Ele não aceitará, e insistirá que você deposite... confirmado, é golpe".

Outro golpe muito usado por vigaristas em Lavras, também teve a atenção do delegado em seu alerta, é o golpe da visita à residência. Segundo Lucas Romão, a pessoa deve ficar alerta sempre que algum indivíduo desconhecido comparecer a sua casa e solicitar qualquer dinheiro, sob a alegação de ajudar alguma pessoa que você de fato conhece. O delegado afirma que as pessoas devem desconfiar, já que tudo indica ser golpe de vigarista. "Se algum parente precisa de ajuda, ele vai lhe contatar diretamente e não solicitar a um estranho. Ademais, com as redes sociais, é muito fácil obter informações sobre as pessoas, artimanhas utilizadas pelos golpistas para que a vítima pense que ele realmente a conhece. 

Essa modalidade de golpe também vem sendo praticada via telefone, onde o interlocutor se passa por mecânico e pede dinheiro para reparar o veículo de algum ente querido".
O delegado Lucas Romão finaliza a nota alertando que "caso você tenha sido vítima, procure a Delegacia de Polícia o mais rápido possível".

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

FURTO EM LOJA DE ROUPAS

No dia 30/07/13, terça-feira, por volta das 14h15min, a polícia foi comunicada de um furto de roupas ocorrido na loja To Que To Modas, situada no centro da cidade/Lavras. Com as características do larápio, uma equipe saiu em seu  rastreamento e o abordou com uma sacola contendo duas blusas de moletom com etiquetas da loja. Após a comprovação do furto o suspeito GLEYSON DE MORAIS SANTOS, 26 anos, foi conduzido à Delegacia e autuado em flagrante pelo crime de furto. O Gleyson já tem diversas passagens policiais pelos crimes de furtos, estelionato, e outros. 

FURTO EM SUPERMERCADO

No dia 25/07/13, quinta-feira, uma guarnição da PM passava próximo ao Supermercado ABC, e os policiais avistaram um funcionário  correndo atrás de um rapaz que teria furtado alguns bens naquele estabelecimento . Imediatamente os policiais passaram, também, a perseguir tal indivíduo que foi logo alcançado e detido. Durante a fuga o meliante abandonou os objetos furtados, sendo um aparelho de DVD e um desodorante. O suspeito, identificado como WANDERSON CANDIDO DOS SANTOS, 36 anos, a princípio negou a prática do furto, porém os policiais o conduziram à presença de funcionários do supermercado, que o reconheceram, e os policiais ainda confirmaram o furto através das imagens das câmeras de vigilância. O suspeito foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante pelo crime de furto, e encontra-se à disposição da justiça. O Wanderson já tem diversas passagens policiais pelos crimes de furto, receptação, e outros delitos.