segunda-feira, 20 de junho de 2011

CAUSAS DE VIOLÊNCIA

Inicialmente vou dar um conceito de violência, de fácil compreensão, considerando a diversidade de nossos leitores. Violência é agressão ou ameaça de agressão a outrem, podendo ser física, moral, psicológica, sexual e patrimonial. A violência física está tipificada em nossa legislação como vias de fato ( que seria aquele contato físico sem resultar em lesão, exemplo, um empurrão ou puxão de cabelos), como crime de lesão corporal, ou crime de homicídio. A violência moral está tipificada, por exemplo, como calúnia-difamação e injúria. A psicológica pode se dar por meio de humilhações, manipulações,etc. A sexual se verifica por meio do estupro e das diversas formas de abuso sexual. Por fim, a patrimonial, tendo como principais figuras típicas o furto e roubo.
Mas, o que leva algumas pessoas serem más e praticarem atos de violência? Vários são os fatores, que são chamados de fatores criminógenos, que podem desencadear a violência. Exemplos: as drogas - pobreza (para uns sim e para outros não)- desigualdade social e os problemas sociais- impunidade- baixa escolaridade- desrespeito à diversidade (deficiência física – opção sexual fora dos padrões, como homossexualismo e, etc.) . Aprofundei minhas pesquisas para escrever estas poucas palavras, buscando na Biblia, a origem da violência. Comecei analisando o primeiro homicídio registrado no livro sagrado, em que Caim matou seu irmão Abel. Qual teria sido o fator criminógeno, ou seja, o que levou Caim praticar tal ato. Seguramente podemos afirmar que foi a inveja. A Bíblia nos fala ainda de outras causas de violência, a saber: a ganância ( que é ambição de ganho ilícito) - a soberba/arrogância/altivez – a defraudação – a incontinência ( que significa a imoderação sexual; sensualidade exacerbada; desejo sexual incontrolado) – ingestão imoderada de vinho ( entenda-se por vinho qualquer bebida alcoólica ) – a impaciência/intolerância – a falta de domínio próprio, e várias outras.   O leitor pode analisar cada uma dessas causas e imaginar que tipo de crime pode decorrer .  
Concluímos que o ser humano é muito propício à violência. Por isso faz-se necessário o uso de mecanismos de frenagem, tais como, princípios morais, princípios religiosos, ética,  respeito, e amor ao próximo.






Nenhum comentário: