segunda-feira, 25 de abril de 2011

A VENDA DE ARMAS DE FOGO DEVE SER PROIBIDA NO BRASIL?


Com o massacre na Escola Municipal, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro, quando o ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, entrou facilmente na Escola, portando armas e munição, e matou doze alunos, ferindo, ainda, vários outros, os Deputados Federais e Senadores retiraram dos arquivos vários projetos de leis versando sobre maior controle, e até mesmo proibição na venda de armas de fogo.
Infelizmente os legisladores brasileiros , na maioria das vezes, pelo menos em matéria penal e processual penal, ou tudo que diz respeito a segurança pública, são movidos por acontecimentos reais trágicos e que ocupam a mídia nacional.
Surgem leis criando crimes ou agravando penas, votadas afoitamente, em razão de um seqüestro de um famoso publicitário, da morte de uma artista, da prisão e algemação de um banqueiro, etc. Desnecessário dizer que em razão disso nossas leis nascem defeituosas, verdadeiros monstrengos jurídicos, necessitando, muitas vezes de correção do judiciário.
Assim a cena se repete. Políticos oportunistas trazem à baila a questão da proibição da venda de armas de fogo no Brasil, como se isso fosse a solução para a criminalidade, capaz de impedir chacinas de crianças em escolas, de ecologistas no Paraná, de guerras entre traficantes nas favelas, etc.
No ano de 2005, nós brasileiros eleitores, fomos às urnas e votamos pela não proibição da venda de armas de fogo. Será que em 5 ou 6 anos mudamos de opinião, e agora queremos tal proibição?
Acredito que não. Acredito, ainda, que os próprios políticos que estão defendendo um novo plebiscito também acreditam que não. Más, como eu disse, são oportunistas e querem aparecer na televisão e rádio, se mostrando ao eleitor, fazendo suas propagandas, principalmente porque estamos em ano  antecedente ao eleitoral. Ou seja, para os políticos pouco importa se a população decidirá pelo sim ou pelo não, querem é fazer seus comerciais.
Particularmente sou contra a proibição da venda de armas de fogo, porque não são com as armas vendidas legalmente que a maioria  dos crimes são cometidos. Ainda, porque acho que o cidadão de bem tem o direito de comprar, registrar, e possuir dentro de sua casa, uma arma para sua segurança e de sua família.
Por fim, porque sei que Governo Brasileiro não tem competência para impedir a entrada de armas ilegais em nosso imenso território. Se a venda legal for proibida, a venda ilegal vai crescer , gerando mais insegurança. 

Nenhum comentário: