sábado, 6 de agosto de 2011

MORAL E ÉTICA


A Secretaria Estadual de Defesa Social de Minas Gerais está promovendo, em todo o Estado, um curso denominado de Treinamento Policial Integrado, para policiais civis e militares. Aqui em Lavras tal curso teve início dia 01/08/11, e término dia 05/08/11. No dia 03, quarta-feira, ministrei 4 horas/aula sobre o tema: moral, ética e deontologia. Transcrevo aqui alguns conceitos, para, em seguida, tecer alguns comentários.
MORAL: é o conjunto de princípios, costumes, valores, que norteiam o comportamento do individuo no grupo social. São valores e crenças do individuo,  influenciadas pela criação ( grupo  familiar-local),  educação, religião....
ÉTICA: é o conjunto de regras que servem de orientação, para o modo de viver e agir em relação a outras pessoas.
DEONTOLOGIA: é a ciência que estuda o conjunto de direitos e deveres, interesses e preocupações particulares de um grupo profissional.
Nós, seres humanos, vivemos em sociedade, e quer queiramos ou não, temos que nos sujeitar a regras de convivência, para que esta seja razoavelmente harmoniosa. Tais regras advêm da moral e da ética. Ambas são normativas e não naturais, ou seja, não nascemos com moral e nem com ética, más desde os primeiros anos de vida aprendemos princípios, valores, crenças, etc, que formarão nossa moral e ética.
Insisti em mostrar para os alunos/policiais que todas as nossas condutas causam reflexos às outras pessoas, direta ou indiretamente. Se um policial pratica uma determinada conduta ilícita, ainda que em oculto, e que ele ache que ninguém viu e nem prejudicou alguém diretamente,  tal conduta produzirá algum efeito negativo em sua vida, e assim, de forma indireta, estará refletindo em outras pessoas. Portanto, é imperioso que ajam com moral e ética, sempre.  Embora estejamos na era do estado democrático de direito,  tendo as polícias passado por profundas mudanças na forma de pensar e agir, com mais respeito a dignidade da pessoa humana, com aulas e constantes treinamentos em direitos humanos, policiamento comunitário e etc, ainda assim, em razão do desvio de comportamento de alguns policiais, todos os demais são taxados de corruptos, bandidos, etc. Muitos ainda acham que a polícia é um mal necessário.  Felizmente, policiais sem moral e sem ética no exercício da profissão são minoria. Mas a sociedade tem o velho hábito de generalizar, e, sem piedade e ética, fere a honra e a dignidade dos bons policiais, e que insisto em afirmar que são maioria.
É importante que a sociedade saiba que as polícias, pelo menos em Minas Gerais, estão treinando seus componentes para que exerçam a profissão com dignidade, moral e ética, objetivando o bem estar das instituições, do profissional da segurança pública, e da coletividade.


Nenhum comentário: