terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA DO JORNAL ON LINE LAVRAS24HORAS

Dr. Cléber Pevidor: “Seja sempre útil às outras pessoas, e você vai descobrir que quem mais ganha é você próprio“

7, fevereiro 2012 - 20:36:01
Lavras 24 Horas entrevistou o Dr. Cleber Pevidor, natural de São Mateus, no Espírito Santo, e que quando tinha 4 anos seus pais se mudaram para Resplendor, cidade do Leste de Minas, próximo a Governador Valadares. Tempos depois mudaram para Ipatinga,e quando ele estava com 14 anos, transferiram-se para Belo Horizonte. Dr. Cleber Pevidor entrou para a Polícia Civil no ano de 1985, no cargo de Detetive ( hoje chamado de Investigador), e trabalhou em várias Delegacias da Capital. Na época cursava engenharia elétrica, más sua dedicação às funções policiais o fez optar por seguir a carreira policial, e, então, abandonou o curso de engenharia e formou-se em Direito. No ano de 1995 foi aprovado no concurso para o cargo de Delegado. Sua lotação inicial foi na cidade de Pirapora, onde residiu por nove anos. Recebeu várias promoções por merecimento, até chegar ao cargo de Delegado Regional. No início de 2006 assumiu a Delegacia Regional de Pedra Azul, chefiando 26 cidades. Em maio de 2008 foi empossado na Delegacia Regional de Lavras, onde tem sob seu comando 14 cidades. Buscando maior aproximação da Polícia Civil com a comunidade, criou o Programa Polícia é Notícia, sendo seu editor e locutor, transmitido todas as quartas-feiras pela Rádio Cultura.  Colunista doLavras 24 Horas. É professor de Processo Penal no Unilavras, e de Direito Penal e Legislação Penal Especial na Cia / Escola do 8º Batalhão. Casado há 19 anos e tem dois filhos adolescentes. É muito dedicado à família, pois acredita que ter uma família harmoniosa ajuda-o a superar muitas dificuldades da vida.
Lavras 24 Horas: Nas cidades onde trabalhou, quais as contribuições prestadas às comunidades?
Dr. Cleber Pevidor: Nunca me limitei a exercer apenas o cargo de delegado, prender bandidos e aplicar a lei. Sempre procurei me envolver com a comunidade. Sempre fiz palestras, dava aula em colégio, participava do Rotary, de igrejas, de cavalgadas,de programas de rádio, etc. Ajudava comunidades terapêuticas de recuperação de drogados. Participava de campanhas para distribuição de cestas básicas aos flagelados da seca, vez que no norte de Minas a seca costuma durar até sete, oito meses, e muitas pessoas dessa região passam fome. No norte eu tinha um hábito de sempre andar com uma cesta básica dentro do carro, pois não era raro a situação de encontrar uma família à beira da morte por fome. Em Pedra Azul tem um hospital até grande, mas só tinha 6 médicos, um por dia, e, portanto, um dia da semana a população ficava sem assistência médica. Isso em razão de briga entre a Prefeitura e o hospital. Tomei a frente deste problema, reunindo médicos e políticos, até que a questão foi resolvida.
Lvs24hs: Tais fatos não despertaram no senhor a vontade de entrar para a política? As pessoas não o chamavam?
Dr. CP: Sempre gostei de política, e o meu jeito de ser e de trabalhar despertava o interesse dos partidos em me convidar para filiação, e para a candidatura ao cargo de prefeito ou de vereador. Eu acabava me filiando para poder participar dos debates políticos e ajudar pessoas boas e bem intencionadas a serem eleitas. Em Pirapora fui filiado ao PMDB, e em Pedra Azul fui filiado ao PSDB.
Lvs24hs: E o senhor nunca se candidatou?
Dr. CP: Não. Sempre contribuí, mas sem me candidatar.
Lvs24hs: O senhor gostou quando foi transferido para Lavras? O que acha da nossa cidade?
Dr. CP: Como eu tenho muita fé, acredito que tudo que me acontece é da vontade de Deus ou Ele permitiu que acontecesse. No início de 2008 eu fui transferido para a cidade de Caratinga, porém, antes que eu assumisse lá a chefia tornou o ato sem efeito, designou outro delegado regional para aquela cidade, e eu fiquei uns dias sem delegacia. Não desesperei em nenhum momento. Fiquei em casa lendo bons livros, e confiando que Deus iria me arrumar um bom lugar. Dias depois recebi um telefonema do chefe dizendo que eu iria assumir a Regional de Lavras. Fiquei muito feliz uma vez que Lavras é mais desenvolvida que a outra cidade. Logo tomei um gosto muito grande pela cidade, e comecei a interagir com a comunidade. Comecei a fazer palestras, participar de vários eventos, iniciei o programa de rádio, e fui convidado a dar aulas no curso de Direito do Unilavras.
Lvs24hs: O senhor já se considera um lavrense?
Dr. CP: De corpo e alma. Principalmente depois que recebi a “certidão de nascimento por adoção”, que foi o título de cidadão honorário de Lavras.
Lvs24hs: Como o senhor acha que deve ser o perfil de um prefeito e como ele deve administrar uma cidade?
Dr. CP: Qualquer pessoa que queira ser Prefeito(a) deve ter um histórico de interação com a comunidade. Ser uma pessoa que esteja sempre em contato com o povo. Que seja visto pelas pessoas no dia a dia. Que ande pelas ruas e praças. Que freqüente locais onde as pessoas de todos os níveis sociais se encontram, como ruas e praças, clubes de serviços, igrejas, clubes, escolas, faculdades, padarias, supermercados, campos, eventos cívicos, etc. Que tenha intenção de usar a política para fazer o bem coletivamente, melhorando a qualidade de vida das pessoas, resolvendo e minimizando os problemas sociais. Quem já estiver no cargo de Prefeito deve tratar os bens públicos e o dinheiro público como bens do povo, e seu dever é administrar tudo para o bem do povo. Deve se portar com moral, dignidade, caráter, honestidade, ética, sabendo que tudo isso é sua obrigação.
Lvs24hs: Dê um conselho que poderia ser dado a qualquer pessoa.
Dr. CP: Não viva sua vida de forma egoísta. Seja sempre útil às outras pessoas, e você vai descobrir que quem mais ganha é você próprio.
Gostou? Compartilhe com seus amigos!
Facebook Twitter Email Linkedin Digg Delicious 

Nenhum comentário: