quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PREFEITO PERDE POR 14 X 2

No semestre passado o Prefeito Dr. Marcos Cherem enviou à Câmara um projeto de lei que, se fosse aprovado pelos vereadores, inviabilizaria o funcionamento de duas empresas em Lavras. Ou elas fechariam as portas ou se mudariam para outros municípios. Como 10 vereadores se manifestaram contra a aprovação do projeto, o Prefeito, vendo que iria perder, retirou o projeto. O Prefeito, não se dando por satisfeito, modificou algumas palavras no projeto e o encaminhou novamente à Câmara Municipal. O Prefeito fez um intenso trabalho na tentativa de convencer os vereadores da base aliada a votarem a favor do projeto ( a favor dele prefeito), mas a maioria não quis se arriscar com os eleitores, sendo responsabilizados pelo fechamento de empresas e desemprego de centenas de trabalhadores. Assim, na sessão da Câmara do dia 19/08/2013 o projeto foi colocado em votação, e o resultado foi o surpreendente placar de 14 votos contra a aprovação do projeto ( contra o autoritarismo do Prefeito), e 2 votos a favor da aprovação do projeto ( a favor do autoritarismo e arrogância do Prefeito). Tem uma pergunta no ar aguardando uma resposta: o que estaria por trás da intenção do Prefeito Marcos Cherem em prejudicar duas grandes empresas que geram quase 500 empregos diretos e indiretos? Ele alegou que tais empresas poluem os cursos d`agua, mas nunca apresentou nenhum laudo comprovando isso. No dia da votação ele expôs alguns pequenos sitiantes ao vexame, mandando-os para a Câmara com faixas com os dizeres "queremos agua limpa", mas sem apresentarem nenhum laudo que comprove contaminação das aguas. Já as empresas provaram que são fiscalizadas por todos os órgãos ambientais, municipais, estaduais e federais. Um dia saberemos a verdadeira intenção. 

Vejam abaixo matéria que publiquei no mês de maio. 

PROJETO DE LEI DO PREFEITO PODE FECHAR EMPRESAS

Vereadores José Marcio, Chapisco, Edmar do Paiol, Cleber Pevidor, Lila, Tilili, Alisson, José Henrique e Carlão da Saúde


O Prefeito  Municipal, Dr. Marcos Cherem,  enviou à Câmara Municipal, para aprovação dos vereadores, um projeto de lei com o seguinte conteúdo “ Dispõe sobre a proibição de estocagem, do processamento e da disposição final de resíduos industriais,provenientes de outros Municípios, Estados e outros Países, e dá outras providências”.(grifei)
Aqui em Lavras existem duas empresas que serão  diretamente atingidas, e provavelmente fechadas, se tal projeto for aprovado pelos vereadores, da forma como está redigido.  Essas empresas coletam resíduos industriais de indústrias de diversas cidades, transformam a parte sólida dos  resíduos em combustível,  que é vendido para a fábrica de cimento ( antiga Camargo Corrêa), e outras empresas, e o resíduo líquido é totalmente tratado e devolvido ao meio ambiente, quase potável. Os resíduos industriais produzidos pelas fábricas de Lavras não são suficientes para sustentar nenhuma empresa, quanto mais duas.  Pela qualidade técnica dessas empresas elas cresceram e prestam seus serviços em diversas cidades do Brasil.  
Como nessa legislatura alguns vereadores não aprovam projetos só porque é do interesse do Prefeito, mas antes procuram se informar, debater o projeto com as pessoas destinatárias da futura lei, analisam o impacto desta na sociedade, etc, uma comitiva de vereadores estudou o projeto e depois visitou as duas empresas.

Nenhum comentário: