quinta-feira, 14 de abril de 2011

Motoristas corruptos


24/03/2011
Dr Cleber Pevidor

No dia ..10/03/11, um jovem motorista paulista que vinha visitar a namorada em Barbacena, foi abordado por policiais militares rodoviários de lavras, na BR 265, após fazer uma ultrapassagem em local proibido. Ao ser informado de que cometera uma infração de trânsito e que seria lavrado um auto de infração ( ou seja, uma multa de R$ 191,00) , o motorista perguntou ao policial se teria um jeito dele não fazer a multa, e em seguida ofereceu-lhe cinqüenta reais.

O policial, zeloso com seu dever, pegou a nota e deu voz de prisão ao motorista, pelo crime de corrupção ativa ( artigo 333 do Código Penal- com pena prevista de 2 a 12 anos de reclusão – se o policial aceitasse a propina cometeria o crime de corrupção passiva, artigo 317, e estaria sujeito a mesma pena).

A cara de surpresa do motorista pelo fato do policial tê-lo prendido ao invés de pegar o “cafezinho”, merecia ter sido filmada, e até mesmo lá na Delegacia , onde foi autuado em flagrante, ele parecia não acreditar que iria ser colocado em uma cela.

Em dezembro do ano passado, estava em meu gabinete quando recebi um telefonema da esposa de um conhecido meu, a qual, chorando, me disse que o marido estava preso ( em uma cidade distante de Lavras 1.200 km) porque ofereceu dinheiro a um policial rodoviário federal que o multava após ter cometido uma infração de trânsito. Obviamente que dei apenas apoio moral àquele casal, vez que eu não iria interferir para que o colega Delegado daquela cidade deixasse de cumprir a lei. Cinco dias depois ele foi solto para responder ao processo em liberdade.

O que mais chocou-me nesta história foi o meu conhecido ter-me dito que já estava acostumado corromper policiais rodoviários para não ser multado.

Nesses casos temos dois criminosos: o motorista que corrompe, e o policial que é corrompido. Ambos praticam corrupção, e se sujeitam às penas da lei. Motoristas que agem dessa forma nunca param de cometer infrações de trânsito, e arriscam suas próprias vidas e as de outras pessoas. Já os policiais de trânsito que agem dessa forma contribuem para um trânsito cada vez mais violento.

Motorista, não seja corrupto. Cumpra as leis de trânsito.

Nenhum comentário: