quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ILEGALIDADES DA CÂMARA PASSADA




Os Vereadores da legislatura passada cometeram algumas ilegalidades na Câmara, sobretudo após a eleição do Vereador Marcos Cherem ao cargo de Prefeito, para beneficio deste, após a posse, e, acredito que os vereadores esperavam, também, algum benefício do futuro Prefeito. O caso que vamos informar agora é um absurdo jamais visto na Câmara de Lavras.
-No dia 26 de novembro de 2012, segunda-feira, o então Vereador Dr. Marcos Cherem, deu entrada na secretaria da Câmara com um projeto de resolução, pedindo autorização aos demais vereadores  para que ele, depois de empossado no cargo de Prefeito, pudesse fazer leis ( chamadas de leis delegadas), mexendo em toda estrutura da administração pública direta e indireta, criar cargos e extinguir cargos, modificar a sistemática de remuneração dos servidores, a jornada de trabalho, e etc, etc. Na mesma hora o vereador Marcos Cherem legou o projeto para o Plenário, colheu a assinatura de todos os outros vereadores, e convenceu o Presidente da Câmara, à época, Sr. Chapisco, a colocá-lo imediatamente em votação, sendo aprovado por unanimidade.
-Essa manobra foi absolutamente inconstitucional e ilegal, porque, segundo art. 68 da Constituição Federal, somente o chefe do poder executivo que estiver no poder,  (no caso, no exercício do cargo de Prefeito), pode solicitar esta delegação ( autorização) à Câmara Municipal para fazer leis delegadas. Portanto, o Dr. Marcos Cherem, desrespeitou totalmente a Constituição, haja vista que em novembro ele era vereador. Ele também desrespeitou, com a ajuda dos outros vereadores, a Lei Orgânica de Lavras, e o Regimento Interno da Câmara, que estabelecem que o projeto de resolução deveria passar primeiro pela Assessoria Jurídica, posteriormente pela comissão  de Constituição e Justiça da Câmara, composta por 3 vereadores, para que estes manifestassem se o projeto era constitucional e legal, e depois tramitar pelas outras 3 comissões. No entanto, nada disso foi obedecido. Assim, o Dr. Marcos Cherem  agiu de má fé para com o povo de Lavras, sobretudo para com os servidores públicos, liderando um grupo de vereadores inconsequentes, sabe-se lá a que preço. Ademais, os vereadores de uma legislatura não poderiam nunca conceder delegação para surtir efeito no mandato dos futuros vereadores. Isso foi uma falta de respeito muito grande.  Só no mês de janeiro o Prefeito já fez três leis delegadas, usurpando a função de fazer leis, que é dos vereadores.
A FORMA CORRETA DE AGIR: o Dr. Marcos teria que esperar a posse dele como Prefeito, e só então encaminhar aos atuais vereadores o pedido de delegação para fazer leis delegadas. O pedido dele iria tramitar na Câmara como projeto de resolução, e primeiro iria receber o parecer da Assessoria Jurídica. Depois, das 4 comissões de vereadores. Só após isso iria a plenário para votação de todos os vereadores.
Se o prefeito Dr. Marcos estiver bem intencionado como Administrador Público, que faça tudo dentro da lei e com transparência. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Dr. Cleber, pelo belíssimo trabalho que vem desempenhando em favor da população lavrense e dos servidores públicos municipais. Aproveitando a oportunidade, gostaria de sugerir que o sr. comentasse para o seu público, a respeito da TV Câmara, que não foi denunciada enquanto Dr. Marcos era vereador, pois fazia uso dela para sua promoção política, só agora na condição de prefeito é que acabou com ela, sabendo que poderia ser um veículo para denúncia de suas jogadas maquiavélicas; assim como, a contratação dos marajás (deputado Luis Fábio). Um forte abraço e nossa admiração.. SUCESSO!!!

Anônimo disse...

Parabéns pela atuação , espero que pelo menos você cumpra com o papel do vereador que é legislar e fiscalizar