quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DE LAVRAS É EXCELENTE

Recentemente foi publicado, e divulgado pela imprensa, não só local, o rank das cidades com o melhor  Índice de Desenvolvimento Humano – IDH,  e Lavras, orgulhosamente, ficou como a  5ª cidade com melhor IDH  no Estado,  a 113ª posição no Brasil, e a 2ª colocação dentre todas as cidades do Sul de Minas.  A apuração desse índice levou em conta dados do ano de 2010. Os critérios de avaliação são focados, sobretudo, em três aspectos:  expectativa de vida ao nascereducação – e PIB per capta. Quanto ao primeiro aspecto considera-se a longevidade da população, ressaltando a saúde, a qualidade de vida, e o baixo índice de mortes precoces (por diversos motivos, tais como doença, violência, etc).  Já no aspecto educação dois fatores são determinantes na apuração do IDH. O primeiro é a taxa de alfabetização de pessoas acima dos 15 anos de idade, ou seja, leva-se em conta o número de pessoas analfabetas a partir dos 15 anos. Aqui em Lavras a taxa de analfabetismo é muito baixa. O segundo é a taxa de escolaridade, medida pelo número de pessoas matriculadas em algum curso, a saber, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, pós-graduação, ou supletivo, dividido pelo número de moradores com idade entre 7 e 22 anos de idade. Quanto ao PIB, sem entrarmos em detalhes técnicos, podemos resumir dizendo que é a soma das riquezas produzidas pelo município, tendo em vista seu número de habitantes.
Podemos afirmar que Lavras, embora ainda tenha  diversos problemas, por exemplo  na área da saúde, da mobilidade urbana, da limpeza urbana, da falta de vagas em creches, do crescente número de dependentes químicos e traficantes, etc,  possui um elevado índice de qualidade de vida.

Isto não se conquista da noite para o dia. Não é fruto de seis meses de governo, nem de uma única gestão, um único mandato. Os méritos não são de uma única pessoa. Isto só se alcança com o somatório do trabalho de várias gestões, com o apoio do empresariado, das escolas, sobretudo as universidades/faculdades.  Que seja assim.  Cada um fazendo a sua parte para que Lavras fique no topo das cidades com melhor qualidade de vida. 

Nenhum comentário: